level

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Chifre-de-veado traz

Chifre-de-veado traz uma caracteristica interessante, prende-se a árvores e também em outro meios
para sustentação.
Chifre-de-veado é uma planta herbácea epífita.
Platycerium bifurcatum C.Chr.
Populares:Chifre-de-veado, platicério
Tem rizoma curto produzindo dois tipos de frondes. Uma basal e outras diferenciadas desta que são férteis.
Chifre-de-veado Família:
Pteridophyta – Família Polypodiaceae


Chifre-de-veado originária: de diversos lugares, como América do Sul, África, Austrália, Nova Guiné entre outros.
Na verdade o Chifre-de-veado é um feto que se desenvolve em árvores desde que haja temperatura e umidade elevadas.

Tem dois tipos de folhas. As da base, arredondadas, nascem verdes mas tornam-se castanhas e aderem ao substrato e as restante permanecem verdes, crescem e bifurcam-se.

A maioria das espécies da samambaia Platycerium vive nas Regiões Tropicais, aqui no Brasil o seu cultivo é relativamente fácil devido ao clima que é bem favorável, parecendo muito com o habitat onde vivem.

São plantas extremamente exóticas, chamando sempre muita atenção aonde se encontra, pode ser cultivada em varandas, jardim de inverno, em qualquer local onde tenha bastante luminosidade, planta-se também em troncos de árvores ou em vasos. Na natureza ela tem como suporte os troncos das árvores, são consideradas verdadeiras epífitas. Tanto na natureza como em cultivo doméstico o seu crescimento é bem lento, possuindo uma fase de crescimento geralmente no começo da primavera e outra de repouso sempre no inverno.


Água
De modo geral o ideal é deixar o substrato sempre meio úmido, mas não encharcado, pois isso poderá favorecer o apodrecimento da raiz e conseqüentemente a morte da planta. Muitas pessoas cultivam com sucesso, sempre deixando secar o substrato para depois molhar novamente. O bom é deixar o substrato sempre úmido, principalmente na fase de crescimento, diminuindo bastante a rega na época do inverno. Na natureza muitas espécies têm uma estação molhada e outra seca bastante pronunciada, mas fica difícil em cultivo tentar dar estas condições, o ideal é diminuir a rega quando observar que o crescimento vegetativo parou.
A planta tende a espalhar-se em cima do vaso tornando quase impossível verificar a secura da terra e a rega a partir de cima. Ao contrário de outros fetos, aprecia ser regado por imersão. Pode ser mergulhada numa bacia durante meia hora, retire-a e deixe escorrer a depois pendurá-la.


Temperatura
A maioria das espécies vivem bem em temperatura entre 30 a 21ºC que é o ideal , mas no inverno podem agüentar temperatura até abaixo de 10ºC, algumas espécies até 0ºC sem qualquer efeito prejudicial. O mais sensível ao frio é o Platycerium ridleyi, que agüenta temperatura mínima em torno de 10ºC.


Luminosidade
As samambaias Platycerium gostam de áreas bem iluminadas, mas nunca sol direto, que pode provocar queimaduras nas folhas, o ideal é em torno de 70 a 60% de sombreamento. A única espécie que quando bem adaptado pode receber sol direto é o Platycerium veitchii, na natureza vive em blocos de rochas onde recebe luz solar o dia todo. Todos as espécies apreciam uma boa ventilação, quase todas as espécies em seu habitat natural vivem no alto das arvores, recebendo sempre uma leve brisa.


Umidade
Todos os Platycerium vão bem quando cultivadas em local de umidade alta, em torno de 60% é o ideal, mas muitos cultivam em locais com nível de umidade bastante baixo, tendo também grande sucesso no seu cultivo.Mas algumas espécies são bem exigentes quanto a esse requisito.


Meio de crescimento
Como são plantas epífitas, elas crescem em meio orgânico, na natureza elas vivem grudadas nos troncos das árvores e
 retira seu nutriente através da decomposição das folhas, galhos que caem atrás das folhas de proteção. O ideal são as placas de xaxim, mas como estas samambaias arbóreas estão em via de extinção, podemos usar outros materiais. Muitas pessoas principalmente na Europa e EUA , plantam os Platycerium em tabuas de madeiras, usando como substrato o sphagnum, este é um musgo muito usado na floricultura, pois retém bastante umidade. Atualmente estou cultivando desse modo, obtendo bons resultados, também podem ser usado pedaço do tronco de árvores já seco, dando um efeito visual muito bonito.


Adubação
O ideal é usar adubo líquido, misturando com a água de regar, pelo menos uma vez ao mês, o sphagnum praticamente não tem nenhum nutriente por isso é importante o uso de adubo para um bom desenvolvimento. Muitos usam a dosagem NPK 20-20-20, atualmente também esta sendo muito usado um adubo de liberação lenta, Osmocote, que são bolinhas cheias de adubo que vai sendo liberado lentamente. Resumidamente, pode se dizer que os Platycerium são plantas muito versáteis e pouco exigentes, dando sempre um bonito visual em qualquer lugar que ela esteja presente. As adubações devem ser feitas na Primavera e Verão. Prefere substratos próprios para epífitas (plantas que crescem em árvores).

O pó das folhas deve ser soprado porque de outro modo remove-se o seu fino revestimento de lanugem.
Não utilize a pulverização das folhas com água.
A Natureza agradece.



7 comentários:

  1. A minha fica na em cima da geladeira em frente so vitro deixo ou tiro me ajude

    ResponderExcluir
  2. Mudei de residência e.meu chifre secou, só tem o casco, tem como recuperar?

    ResponderExcluir
  3. Ganhei uma ja plantada,pendurei debaixo do telhado.Estou com medo dela morrer.Qual o melhor cuidado?

    ResponderExcluir
  4. As folhas em forma de chifre estão caindo , estão esbranquiçadas e amarelado,Não se desenvolvem. Oque fação?

    ResponderExcluir
  5. Tem como replantar ela morreu por falta d'água pois eu encharcada depois deixava secando

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha planta parou de desenvolver está meia queimada nas pontas o que faço?

    ResponderExcluir

Postagens populares